Dicas para evitar roubo de cargas

Dicas para evitar roubo de cargas

Screen Shot 2014-10-08 at 6.07.45 PM

Enquanto seu produto está na RAI Armazenagem e logística, ele não é uma carga. Na saída, monitoramento, gerenciamento de risco e medidas preventivas podem ajudar na segurança. Leiam esta notícia da Revista Logweb e vejam os números deste crime:

Fonte Logweb: http://www.logweb.com.br

O roubo de cargas é um problema que preocupa as empresas que atuam no ramo de transportes, bem como os motoristas, que são alvos dos bandidos nas estradas brasileiras.

Esse tipo de ação criminosa gerou um prejuízo que chegou a R$ 1 bilhão em 2013, envolvendo mais de 15 mil ocorrências, de acordo com a NTC&Logística (Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística). A maior parte delas (82%) ocorreu na região Sudeste e mais da metade (52%) só no Estado de São Paulo.

De janeiro a maio, o Rio de Janeiro registrou aumento de 57% no número de ocorrências, enquanto em São Paulo foi de 17%. Os itens mais visados são alimentos, cigarros, eletroeletrônicos e produtos farmacêuticos.

De acordo com a GRISTEC (Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Risco e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento), o número de roubos e furtos saltou de cerca de 2,5 mil em 1994 (ano em que foram coletados os primeiros dados desse tipo de ocorrência) para 32,2 mil em 2013 (pico histórico).

No entanto, nesse mesmo período, nada menos que 563 mil tentativas de furto ou roubo foram frustradas graças à ação de equipamentos antifurto ou das centrais de monitoramento.

Juntamente com a tecnologia disponível, é importante que as empresas e motoristas tomem medidas preventivas para reduzir os riscos nas estradas. Cyro Buonavoglia, presidente da Buonny, empresa especializada em gerenciamento de riscos, dá dicas importantes. Confira:

- Ao sair da transportadora ou da empresa, procure o caminho mais rápido para pegar a estrada;
– Não dê carona para pessoas estranhas;
– Nas paradas para refeição, abastecimento ou manutenção, não comente com ninguém sobre a sua carga, nem para aonde você está indo;
– Se acontecer algum problema com o seu caminhão, faça o possível para chegar até um posto de Policiamento Rodoviário. Evite ficar parado em lugar deserto;
– Dormir num lugar que você não conhece é sempre um perigo. Procure o estacionamento de um posto de gasolina ou pare perto de um posto de Policiamento Rodoviário;
– Evite deixar o veículo aberto ou a chave no contato;
– Nunca deixe documentos ou objetos de valor expostos dentro do veículo;
– Instale sistema de alarme e segurança. Faça seguro total (roubo, incêndio).

FacebookTwitterGoogle+LinkedInCompartilhar